domingo, 1 de novembro de 2009

artigo "Muscular um 300 TDI"

Qualquer dia marco uma consulta no primo do David, em Baltar... :-)

Resumo dos testes do artigo:

Filtro K&N

Aditivos óleo + diesel

Tunning bomba injectora + regulador pressão turbo

Acréscimo

Acréscimo

Final

Potência (CV)

113,2

126,6

11,8%

126,6

0,0%

11,8%

Binário (Nm)

272,3

280,7

3,1%

298,5

6,3%

9,6%


"Muscular um 300 TDI"
in revista Land Rover, Setembro 2009

"Tentamos tirar o máximo partido da bomba injectora de um 300 Tdi. Saiba como conseguimos um impressionante acréscimo de potência sem grande alteração."

"Para os proprietários de Land Rover com motorização 300 Tdi, muitas vezes descontentes com o pouco binário que este motor possui, a grande tendência é recorrer a algo para aumentar essa potência e assim poder dispor de uma binário mais elevado no momento em que é necessário sair daquela situação complicada. A nossa "cobaia" neste ensaio foi um Discovery 300 Tdi de 1994 com 130 mil km no contador. Dispondo já de alguns extras para melhorar rendimento como o filtro K&N e o Air Flow (peça colocada dentro do tubo de admissão do ar ao turbo), o primeiro teste que foi feito, consistia em saber exactamente qual era a potência deste Discovery com estes dois extras. No banco de potência da Passilauto, o 300 Tdi acusou 113,2 CV com binário de 272,3 Nm medidos com o motor frio. "

"Uma das primeiras peças a remover para um teste inicial mas mais eficaz, foi precisamente o Air Flow. Esta pequena peça faz toda a diferença e a prova disso foi precisamente o teste que efectuamos a este Discovery 300 Tdi nas instalações da Pasilauto. A diferença de binário é relevante quando ensaiada sem o Air Flow."

"Aproveitando a presença do colaborador da Lancar, conhecida marca de produtos anti-fricção, que se disponibilizou para participar neste teste com alguns produtos, utilizando em primeiro lugar o PTFE à base de Politetrafluoretileno (teflon) que tem como função diminuir a fricção existente dentro do motor e ao mesmo tempo preservar toda a parte mecânica em contacto com o óleo mineral ou sintético. Foram adicionados ao óleo do motor, 200 ml de PTFE que, com a sua constituição à base de teflon, viria dar um resultado mais satisfatório no banco de ensaio. Para ajudar a uma melhor carburação do gasóleo, baixar a emissão de gases nocivos e melhor lubrificação dos injectores, adicionamos também ao combustível existente no depósito, o Lancar EC Diesel que, tal como descrito, é um tratamento anti-fricção e limpeza para sistemas de injecção a diesel. Já de novo a rolar e somente com os aditivos adicionados à nossa 'cobaia' conseguimos obter uns impressionantes 126,6 CV com um binário de 280,7 Nm.
Portanto, e após a análise do gráfico, ganhámos mais 13,4 CV e 8,4 Nm de binário, juntando o tratamento Lancar anti-fricção ao combustível e óleo do motor dentro das doses recomendadas, o que daria já à partida a garantia de que estes dois produtos Lancar só por si conseguiam diminuir a fricção e ao mesmo tempo provocar um aumento de potência."

Potência máxima de 137 CV
"A ideia inicial era fazer subir a potência do 300 Tdi a um nível ideal para que, em todo o terreno, pudéssemos dispor de um binário mais elevado. Tal situação só seria mesmo possível passando por uma 'mexidela' na bomba injectora. Esta operação passa por alterar a posição do êmbolo traseiro da bomba injectora, juntamente com a simples mudança de posição do diafragma e alterando a compressão da mola. Feito isto, é altura de voltar ao banco de ensaio e verificar se agora temos a potência desejada sem que o aumento de emissão de gases nocivos se verifique por, por norma, o veículo fica a deitar algum fumo preto se a regulação não for a ideal. Para uma maior performance, é ainda adicionado um regulador de pressão do turbo. Com a leitura de novo do gráfico, verificamos que continuamos com a mesma potência de 126,6 CV mas agora temos um binário de 298,5 Nm. Mais 17,8 Nm que a medição anterior, o ideal para dispormos do tal binário necessário para sair da dificuldade que por vezes existe em todo o terreno. Esta pode ser a solução ideal para que se possa ter o binário de uma motorização Td5 que de origem trás 290 Nm. No entanto, o 'fantasma' do dito fumo negro a sair do tubo de escape foi inevitável"
(...)
"deve também a atenção especial de baixar a emissão de gases nocivos e a anulação praticamente por completo do fumo negro, tão típico após mexer na bomba de gasóleo. Para anular essa situação, foi ainda adicionada uma peça bastante importante neste processo de aumento de potência. Falamos pois do regulador de pressão do turbo (...) para que a pressão inicial de 0,7 bar do turbo possa assim ser regulada para 1,2 bar, incrementando uma queima mais eficaz do gasóleo e ao mesmo tempo anulando o fumo negro. Caso o leitor seja possuidor de uma motorização 300 Tdi e queira alterar a potência do seu veículo, aconselhamos vivamente a recorrer a um profissional tal como fizemos com a nossa 'cobaia'. O custo da operação na Passilauto é de 200 euros mais IVA e inclui já o regulador de pressão do turbo."


Sem comentários: